SOBRE MIM

Henriqueta Camarotti nasceu em Olinda, Pernambuco, em 1955 e mora em Brasília desde 1980. Já na adolescência demonstrava interesse pela leitura sobre o psiquismo humano através do estudo da filosofia, do espiritualismo, das reflexões terapêuticas e da literatura. Sua decisão de fazer o curso de medicina veio do interesse de compreender a alma humana, antevendo a possibilidade de trabalhar no acolhimento da pessoa que sofre, adotando uma visão sistêmica e humanizada. É especialista em neurologia, psiquiatria e homeopatia; tem mestrado em psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), formação em Gestalt Terapia com foco em grupoterapia e estudos na área do trauma; terapeuta comunitária integrativa e formadora dessa abordagem no Brasil e em alguns países.


Henriqueta fez curso de aperfeiçoamento na Inglaterra, Itália, Cuba e França, ampliando seus conhecimentos sobre neuropsiquiatria e saúde mental. Além da assistência clínica, trabalhou em prol da Reforma Psiquiátrica no Distrito Federal (DF) durante vários anos, tendo feito parte da equipe de implantação do Instituto de Saúde Mental do DF, do qual foi diretora de pesquisa e diretora geral. Como contribuição para a saúde mental do DF coordenou a Residência multiprofissional em Saúde Mental na assistência pública, preparando profissionais das várias áreas no acolhimento humanitário dos pacientes com sofrimento psíquico.

Em 2002, Henriqueta e um grupo seleto, criou o Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF (MISMEC-DF), implantando assim a Terapia Comunitária Integrativa em Brasília. Desde então, vem atuando como formadora dessa metodologia no DF, em outros estados brasileiros, na França, Moçambique e Equador. Organizou nessa área alguns livros: Terapia Comunitária Integrativa sem Fronteiras e Terapia Comunitária Integrativa no Cuidado da Saúde Mental, e também escreveu vários artigos, proferiu palestras e concedeu entrevistas sobre os referidos temas.

Nos últimos anos publicou vários livros: Resiliência: o poder da autotransformação; Consciência Autocurativa; Superando a Depressão à luz da Terapia Transessencial; Sete passos para a autocura: um caminho para a superação das doenças e do sofrimento, e já no prelo, o livro Autotransformação e Cura.
Na psiquiatria clínica, Henriqueta desenvolve um trabalho integrando a orientação médica com os aspectos psicoterapêuticos, sociais e filosóficos do sofrimento psíquico. A partir da necessidade de integrar as várias áreas dos conhecimentos adquiridos e aplicá-los em benefícios dos seus pacientes, Henriqueta, desenvolveu (criou) a Terapia Transessencial, que representa uma abordagem psico-consciencial-espiritual que visa compreender a pessoa que sofre em sua totalidade, e centra sua orientação na autotransformação da pessoa acolhida.

Conecte-se comigo fazendo parte da Comunidade TTE